Estrabismo e Ambliopia

Estrabismo e Ambliopia

Em razão do mês das crianças as últimas dicas de saúde visual foram todas voltadas para elas e vamos falar de estrabismo e ambliopia. Salientei o quanto o brincar é importante para dar sentido ao cuidado e exercícios para os olhos, e que as brincadeiras e brinquedos mais simples e genuínos são aqueles que mais fazem bem para elas.

Estrabismo e Ambliopia

A mesma linha de pensamento segue para com as crianças que possuem estrabismo (desvio dos olhos) e, ou ambliopia (olho preguiçoso). Todas as brincadeiras e dicas passadas até agora são interessantes para elas. Entretanto, dê prioridade a massagem e relaxamento, pois nas duas alterações visuais tanto estrabismo com ambiopia o esforço para ver é grande e muito estressante para a criança.

A visita ao oftalmologista e ou optometrista é extremamente importante. Por meio da consulta também saberemos qual o olho da criança é mais forte, qual desvia, e para qual direção ele desvia.

Em posse destas informações poderemos trabalhar com a oclusão do olho mais forte e estimulação do olho mais fraco. Quando bebê a oclusão pode ser feita com a mão. Tampe delicadamente o olho mais forte dele e estimule o olho mais fraco mostrando-lhe brinquedos coloridos e brilhantes, que chamem a atenção do olhar.

Estrabismo e Ambliopia – Uso do Tampão

Outra forma famosa de ocluir o olho mais forte é utilizando o tampão. Muitos pais relatam no consultório a dificuldade da criança em acostumar com o uso do tampão. Uma forma de facilitar esta adaptação é incorporar o tampão como um objeto comum na vida da família. Coloque o mesmo também nos bichinhos de pelúcia da casa. Faça desenhos da família com todos utilizando os tampões, assim como o adicione nas fotos dos porta-retratos. Seja criativo no uso da oclusão e de vez em quando, utilize mascaras de super heróis ou óculos coloridos que exerçam a mesma função.
Tampão para Criança: colocar o tampão também nos brinquedos facilita a adaptação

Brincar de pirata usando o tampão

Cole um cartão preto cobrindo o olho mais forte, e brinque com máscaras coloridas e de Super Heróis. (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos – SP)

Com o tampão, estimule o alongamento do olho mais fraco na direção oposta a que ele desvia, ou seja, se o olho da criança desvia para dentro, mostre objetos para que ela olhe para fora, e vice-versa. Jogue bola na direção em que você pretende que ela olhe. Segure-a em frente ao espelho e incline-se para que ela olhe na direção que você quer alongar o olho. Depois dos 4 anos você pode mostrar números ou letras para que ela identifique, forme palavras ou faça contas, sempre olhando na direção oposta a que o olho desvia.

As brincadeiras com movimento e bolas são muito indicadas também, com ou sem tampão. Veja os exemplos abaixo:

Brincadeiras em parques ao ar livre são sempre indicadas, com ou sem tampão

Brincar com Bexigas e movimento (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos – SP)

Utilizar brinquedos como bolas, corda, cama elástica, bambolê, disco

Ao mesmo tempo que pula corda acrescente jogar bolas (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos – SP)

Brinquedos que estimulam de mira e foco também são indicados como, acertar argolas, boca do palhaço, boliche, tiro ao alvo

Acertando a bola na boca do palhaço – estimulando o foco e a noção de distância. (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos – SP)

Brincar com Vai-e-Vem estimula a movimentação ocular e a mudança de foco
Termino me colocando a disposição para qualquer duvida e orientação. Existem muitos outros jogos e brincadeiras visuais, especificas para estrabismo e ambliopia. Experimente! Esteja aberto para novas possibilidades que complementam a medicina convencional e que podem ajudar muito todas as crianças com ou sem problema visual.

0 resposta

  1. Meu filho tem 10 meses e tem extrabismo os olhos �� desvia para dentro..o medico passou o tampao durante 6 meses ja faz 4 meses q ele usa mais ainda não vir um resultado positivo não….tem cura ???? A cirurgia quando pode ser feita ???? Fico desesperada ao ver ele assim..

    1. Olá Dea silva
      A estimulação visual pode ajudar muito seu filho. Ele faz algum tipo de tratamento desta natureza?
      A oclusão ajuda, mas existem outros exercícios e estimulações que podemos fazer com ele também.
      Peço para entrar em contato pelo e-mail dratatianagebrael@gmail.com para receber mais informações. Fique tranquila, vai dar tudo certo.
      Abraços

  2. Dra Tatiana. Minha filha foi diagnosticada com ambliopia com 4 anos com 1,75 no olho direito e fiquei chateada pq levei ela com 2 anos ao oftalmo e sempre reclamei ao pediatra que o olho lacrimejava muito e falavam que era normal e não diagnosticaram. Perdi dois anos importantes de tratamento. E a escola tmb teria sido fundamental nesse processo de orientação da importância da consulta ao oftalmo até os três anos e que a má visão pode ser revertida até os sete anos principalmente. Mas eles nem sequer sabiam e colocaram como esta uma obrigação quase que exclusiva do pediatra e da família. Mas pediram para passar indicação pensando em palestra na escola. Você faz palestras em escolas?

  3. Boa noite!

    Me operei de estrabismo aos 5 anos de idade. Hoje tenho 35 anos e o resultado da cirurgia foi muito satisfatório, contudo, ainda percebo um pouco de estrabismo em mim. Algo quase imperceptível e que não incomoda. No entanto, descobri há alguns anos que sou incapaz de ver o efeito de filmes 3D por conta desse meu pequeno desvio. Em suma, meu olho direito sempre está no comando, enquanto o esquerdo olha para o vazio. Como para ver filmes 3D, é necessária uma visão binocular, eu me vejo incapacitado de ver tais filmes. Até assisto, mas não vejo efeito algum.

    Pode parecer que estou “reclamando de barriga cheia”, por estar preocupado com algo assim tão supérfluo, mas, quero ressaltar que, quando eu tinha uns 15 anos de idade, passou pela minha cidade uma sessão de cinema 3D (desses mesmos que tem aos montes por aí nas salas de cinema) só que naquela época era algo realmente novo e nem se pensava em usar aquilo de forma comercial. Naquela época eu lembro que consegui ver todos os efeitos do filme e, claro, achei fantástico…

    Anos mais tarde, em 2010, fui assistir minha primeira sessão de cinema 3D depois de ter visto pela primeira vez há muitos anos. Só que fiquei muito frustrado por não ter visto nada. Fui a um ortóptico que constatou que eu tinha um olho preguiçoso, o esquerdo, mas este (como é de se imaginar) disse para eu desencanar disso, já que enxergo bem. Imagino que minha profissão (programador) tenha, de algum modo afetado minha visão, já que passo muito tempo no computador.

    Hoje pensei que poderia haver algum tipo de exercício, usando um tampão no olho dominante, de forma a condicionar meu olho fraco a olhar junto com o olho forte, e não para o vazio.

    Usando tampão, e considerando minha idade, ainda há salvação?? 🙂

    Resposta Dra. Tatiana: Olá Derek
    Sim, há muito o que ser feito, e realmente a perda da visão esteroscópica (3D) não é um simples detalhe, ela é muito importante para o nosso dia-dia… O tampão ajuda, mas você precisa aprender outros exercícios que integrem os dois olhos e estimulem a trabalhar juntos.. Peço que me envie um e-mail dratatianagebrael@gmail.com que podemos te fornecer mais detalhes sobre estes exercícios e orientar sua prática. GRANDE ABRAÇO

  4. ola!tenho estrabismo,hora em um hora em outro,porém ja fiz uma cirurgia,mas diminuiu um pouco,mas nao tudo,e tenho muitas dores de cabeça,e agora a visao embaça um pouco,o que devo fazer?

    1. Olá Maria
      Os exercícios visuais são muito recomendados para o caso de sua filha e eles apresentam muitos resultados positivos. Vejo melhoras todos os dias tanto aqui no consultório em São Paulo, quando nos cursos onlines.
      Recomendo que inicie com ela uma rotina de exercícios visuais:
      Você pode fazer isso gratuitamente lendo minhas postagens aqui no site, ou frequentando o grupo que ministro no Parque Villa Lobos, 2 sábados por mês.
      Outra forma é recebendo uma orientação e acompanhamento. Faço este trabalho aqui no consultório (11) 2619-9245, ou pela internet para quem é de fora de São Paulo.
      Fico à disposição então ok? Vamos nos falando
      Abraços

  5. Ola, sou mae de uma linda menina de 3 anos que nasceu com síndrome de duane, ate hoje ela não fazia nenhum tratamento, pois os dois olhos estavam se desenvolvendo igualmente. Pois o único movimento que o olho esquerdo náo faz e olhar pra o lado esquerdo, o resto ele acompanha tudo. Agora vimos que o esquerdo, esta ficando preguiçoso, então ela usa o tampão 4 horas por dia. Tem alguma recomendação especial para o caso dela. Queria estimula- lá a sempre virar a cabeca para o lado esquerdo, pois assim tem o foco com os dois olhinhos quando olhar para esta direção. Grata e aflita!

  6. meu filho tem 6 meses e já vai completar 7 meses,esta fazendo tratamento de 1 mes com tampao no olho esquerdo.que o problema é no direito.minha duvida é?se tem algum horario p/ colocar o tampao?

    Resposta Tatiana:
    Olá Fabrícia. O melhor horário é aquele onde ele faz atividades mais livres, um passeio, brincadeiras grandes, com brinquedos bem coloridos, para então estimular o olho mais fraco. Não coloque o tampão se ele estiver vendo algo na televisão ou celular ok? Se possível evite ao máximo este tipo de atividade, com ou sem tampão.
    Mas o mais recomendo é a estimulação visual para ele, massagens, relaxamento dos olhinhos. Você já viu os artigos que escrevi sobre isso?
    Trago aqui os links:
    http://www.metodoselfhealing.com.br/exercicios-self-healing-para-criancas/
    http://www.metodoselfhealing.com.br/exercicios-para-os-olhos-das-criancas/
    http://www.metodoselfhealing.com.br/estrabismo-e-ambliopia/
    http://www.metodoselfhealing.com.br/hipermetropia-miopia/

    Abraço e fico À disposição

  7. Bom dia, Tatiana.
    Meu filho tem 04 anos e 08 meses e foi diagnosticado há 01 ano com ambliopia com cerca de 6 graus no olho esquerdo. A atual oftalmo dele prescreveu tampão o dia todo e só tirar uma hora antes do soninho, por 30 dias. Os óculos foram receitados de 5,50 (esquerdo) e 0,5 (direito). Estou muito aflita pois fico preocupada com os olhinhos tampados todo esse tempo (cerca de 10 a 12 horas/dia) se não prejudica alguma coisa……. abraço.

    Resposta Tatiana:
    enviada por e-mail

  8. Ola minha filha tem 4 anos e a 2 meses foi diagnosticada com estrabismo no olho esquerdo.. Porem para minha surpresa tambem descobri que ela tem hipermetropia com grau elevado ( 8,25 do lado direito e 9,25 do lado esquerdo) mas ela nunca me reclamou de nada e na escola faz todas as atividades normalmente.. A oftalmologista disse que ela tem que usar o tampão da hora que acorda ate na hora que vai durmir… Esta sendo complicado pq o tampão machuca na hora de tirar por conta da cola.. Tem outro método que eu posso usar alem do tampão com cola???

  9. Olá, meu filho de 6 anos e 9 mesesfoi diagnosticado com ambliopia e micro estrabismo, há um mês esta usando tampão por 8 horas e fazendo e fazendo exercícios visuais pelo computador, uma estimulação com letras e fundos com cores diferentes em formas de slides.
    Moro em Taubaté, sou psicóloga e gostaria muito de desenvolver um trabalhode de estimulação com crianças ao ar llivre.
    Vc tem sugestão de algum material, ou exercícios para que eu possa fazer?
    Obrigada.

  10. Olá, meu filho de 6 anos e 9 mesesf oi diagnosticado com ambliopia e micro estrabismo, há um mês esta usando tampão por 8 horas e fazendo e fazendo exercícios visuais pelo computador, uma estimulação com letras e fundos com cores diferentes em formas de slides
    Moro em Taubaté, sou psicóloga e gostaria muito de desenvolver um trabalhode de estimulação com crianças ao ar llivre.
    Vc tem sugestão de algum material, ou exercícios para que eu possa fazer?
    Obrigada.

  11. Bom dia ,meu filho desde 1ano de idade usa óculos e tampão ele tem estrabismo e ambliopia hoje esta melhor mais ainda tem estrabismo agora com 7anos a medica ofal encaminho para a cirurgia ele só ia poder fazer a cirurgia se olho fraco estive bom .agora vai fazer a cirurgia ,queria saber se com a cirurgia isso tudo vai melhorar se meu filho não vai ficar mais estrábico e se ele vai ter que usar o óculos por muito tempo

  12. Boa tarde,

    Meu filho hoje esta com 2 anos e 8 meses, desde 9 meses percebemos que as vezes ele ficava com olho esquerdo torto foi diagnosticado estrabismo, levei no oftalmo qual passou uso de tampão usei por bom período isso quando deixava usar, hoje ele esta usando óculos pois não corrigiu, foi passado uso do mesmo com grau ( – 3 em cada lente), como fez exame não foi diagnosticado nenhum outro probleminha no olho como miopia etc…., apenas estrabismo pra fora e são em alguns momentos apenas quando ele fica torto, agora temos que usar óculos e tampão no olho direito pra forçar esquerdo, meu medo é causar outro problema em função do grau nos dois olhinhos isso e possível?? esta usando óculos o dia inteiro, o que faço?

    agradeço orientação

  13. Descobri há duas semanas k minha filha de doze anos tem ambliopia,queria saber o que eu devo fazer, pq o oftalmologista dela disse que ñ tem mais o que fazer.

  14. Oii minha filha tem estrabismo, usa tampão desde os 6 meses, agora ela está com 1e 6 meses a medica falou pra tampa cada dia um olho, ta sendo muito difícil ela se acostumar, ela fica tirando o tampão. Mais tenho dúvida porq ñ pode deixar assistir televisão ela gosta muito de assistir desenho, me responda por gentileza!!!

  15. Boa noite, Tatiana, você é mais um anjo que o Criador selecionou com todo o carinho para abrir as mentes cegas, e no seu caso os olhos cegos literalmente das pessoas que desejarem. Eu e minha família nos sentimos gratos por sua vida e por ter essa força e alegria de levar conhecimento para as pessoas. Estamos amando fazer os exercícios, eu particularmente sinto meus olhos muito mais lubrificados que antes e as cores estão mais nítidas e estou fazendo apenas ha dois dias.
    Lançamos um desafio a nos mesmos de melhorar naturalmente com a sua ajuda. Meu esposo tem 36 anos e tem ceratocone + retinose pigmentar, minha filha tem 6 anos e tem 4 graus de hipermetropia e astigmatismo, eu tenho 33 anos e um estrabismo de pressão desde os 7 anos nunca tratado, afeta mais o olho direito, mas o esquerdo vai pra fora também quando tento usar o olho direito.Estou fazendo todos os exercícios embora no meu caso percebi que é mais o uso de tampão mesmo, não uso óculos, enxergo bem, mas sinto uma dificuldade no momento de focar um objeto. Meu cérebro desliga o olho direito então eu bato nas portas, caio e me machuco, não tenho muito reflexo do lado direito para dirigir. Me formo em psicologia no próximo ano, e nesse semestre começo com atendimento clinico na faculdade e penso seriamente em operar já que a aparência me atrapalha para conseguir emprego e não sei se passo confiança para as pessoas, pois elas me acham um tanto estranha rsrs. Mas enfim, o método é lógico não se trata de milagres, mas quero saber com verdade se no meu caso é possível melhorar essa mobilidade e aparência sem apelar para o bisturi?
    Um grande abraço!
    Minha Gratidão

  16. oi bm dia. Sou estrabica do olho esquerdo para dentro nunca fiz tratamento hoje tenho dois filhos um de 3 e outro de 11 meses o mais novo aos 3 meses percebi que ele tinha o olho torto para dentro quanto o meus estou em panico pois sofri e sofro muito cm isso a sensassao de n poder olhar nos olhos da pessoa ou ficar posicionando o olho bm p nao perceberem e horrivel n quero que meu filho sofra iso por isso decidi por conta propria uso do tampao dele pois ate hj ninguem da minha cidade e especifico nesse assunto e n tenho condicao de fazer uma consultar particular por favor mi ajude entre em contato cmgooo bjos…413391348240

  17. desculpa por incomodar. descobrir que minha filha de 4 anos e 4 a meses tem hipermetropia de 6 grau no direito e 3 no esquerdo. o 1 médico passou 3.5 grau no direito e 2.25 no esquerdo. o 2 médico passou 3.0 grau no direito e 0.50 no esquerdo e uso do tampão por 40 dias. O que vc me aconselha a fazer. tem chances da visão dela melhorar com o uso do tampão e do oculos. o que vc acha que devo fazer. E nas consultas se haver algo de mais grave no olho vcs conseguem notar ou só com algum exame expecifico.estou em pânico devido ao grau alto. me ajuda por favor.

  18. Olá, Tatiana! Descobri seu trabalho há pouco tempo. Adquiri estrabismo na fase adulta. Na verdade, piorei muito depois que fiz doutorado, pois acredito que o excesso de leitura e uso do computador fez meus olhos piorarem. Passei por 9 médicos que não souberam diagnosticar minha visão dupla. Quando acertei com um médico que descobriu meu estrabismo, fui encaminhada para uma especialista que disse que meu caso não tinha jeito. Parei de dirigir e fazer várias atividades devido a este problema. Uma outra especialista em estrabismo me passou óculos com prisma, mas como já estou num grau avançado, se a doença piorar não terei mais prismas que me atenderão. Portanto gostaria de saber quais exercícios posso fazer para estrabismo na fase adulta? Os médicos me disseram que não corro o risco de perder a visão, como acontece em crianças, mas é muito ruim enxergar duplicado. Agradeço as dicas! Parabéns pelo trabalho! Me enchi de esperança!

  19. Ola,tenho um filho de 9 meses com estrabismo,ja passei no oftalmologista e ele foi encaminhado para o Hospital da Clinicas em Ribeirão Preto até a consulta dele no HC,recomendou o uso do tampão um dia em cada olho,mas o problema é que ele não fica com o tampão se compro um pacote com 20 vai os 20 no dia,e infelizmente não tenho condições de comprar os tampões que ele vai usar,e o estrabismo esta piorando gostaria de saber se tem um tampão que não seja descartavel ou alguma forma dele acostumar.

  20. Olá! Meu filho tem estrabismo e usa tampão desde que tinha 1 ano e 8 meses. Levei-o ao oftalmo e foi constatado que o desvio era apenas com o olho esquerdo par dentro.Ele usava o tamão em dias alternados, através do teste realizado pelo oftalmo, ele percebeu que graças a Deus, meu filho enxergava bem dos dois olhos. Depois meu filho passou a usar o tampão dois dias no olho direito e um dia no olho esquerdo.Hoje ele está com 3 anos de idade,graças a Deus ele usa o tampão sem problema, só não gosta quando vai tirar poi sente dor, devido a cola, mas percebi uma grande melhora, às vezes o olho esquerdo está normal e o olho direito está apresentando um pouco de desvio.Nesse caso, usando os exercícios posso ajudar na correção?

  21. Olá, meu nome é Antônio José, tenho 43 anos, tenho estrabismo desde pequeno, penso que devido à uma queda,já fiz alguns tratamentos, até tive alguma melhora,mais cura mesmo ainda não, isso sempre me prejudicou muito, pois sou fã de um contato olho no olho, e depois de assistir seus vídeos, acho que surgiu mais uma esperança, estou aguardando uns jogos de vídeo-game que promete curar o estrabismo como o diplopia game,e o dig Rush,mais não se sabe quando estarão disponíveis, então depois de conhecer seu trabalho, ressurgiu essa esperança de poder me curar.

  22. Oi! Minha bebê foi diagnosticada com síndrome de siancia estrabismo convergente alternante com quase 6 meses. Passou tampão p usar 2 horas por dia cada dia um olho mas, ela n deixa o tampão já tentei várias vezes quando consigo e é um milagre. E ela já está com quase 10 meses e na época no exame de vista n precisava de grau mandou voltar com 3 meses pra saber ainda n voltei. Estou muito preocupada pq tenho medo de cirurgia p ela, um colega indicou vc, queria muito que minha bebê se curasse. O que devo fazer?
    Agradeço desde já.


    Resposta Tatiana:
    enviada por e-mail

  23. Olá, Tatiana! Tenho 43 anos de idade e ha mais ou menos 8 anos notei que estava tendo visão duplicada e que meu ollho esquerdo estava se desviando para perto do nariz quando eu tentava focar algum objeto, esse problema se agravou durante o decorrer desses anos e não teve nenhum notivo para que isso acontecesse. Hoje me incomoda muito tirar fotos ou conversar com as pessoas olhando nos olhos, pois sei da importância do contato visual. Uso óculos que disfarça um pouco, mas o problema ainda me incomoda muito. Penso em fazer cirurgia, porém moro em uma cidade pequena e tenho que me deslocar para uma cidade maior para ver se há essa possibilidade. Gotaria de saber se há exercícios específicos para tentar corrigir esse problema que muito me incomoda.


    Resposta Tatiana:
    enviada por e-mail

  24. Meu filho tem estrabismo nos dois olhos, porem as vezes fica normal e as vezes vira para fora.
    O oftalmo disse para usar o tampão 4 horas por dia em cada olho mas é impossível pois meu filho é bebê ainda, tem 1 ano e seis meses e ele tira o tampão.
    As vezes consigo deixar por meia hora e olhe lá.
    O que posso fazer?

  25. Olá gostaria muito de uma ajuda
    Minha filha tem 23 meses e eu reparei que o olhinho dela esquerdo se desvia para fora guando ela fica pensativa as veses mas depôs volta eu morro na Grécia em uma ilha que não tem proficionas especializado nisto eu falei para meu marido procura um ele ficou nervoso dissendo que aqui não tinha
    Estou muito triste e preocupada porfavo me ajude eu posso ajuda minha filhinha de alguma maneira com exercícios eo que devo evita dela ver ela tinha um iPad mas já tem uma semana que escondi dela pôs estou sendo culpada por meu marido por esta situação por favor me ajude o mas rápido possível para que não seja tarde e possa até piora
    Tenho muito medo

  26. Boa tarde, meu nome é Kátia tenho um filho com 1 ano e 10 meses, desde que ele tinha 8 meses faço acompanhamento com a oftalmologista pois já desconfiávamos que ele tinha estrabismo no olho esquerdo o que foi confirmado, e agora ele viu que ele também tem grau no olho esquerdo. por isso ele tem que usar óculos e tampão, gostaria de receber dicas de como ajudar ele na adaptação

  27. ola meu nome e daniele, tenho uma filha que foi diagnosticada com olho preguicoso ela tem 6 graus em um olho e 3 graus no outro estou muito assustada o medico disse que provavelmente nao vai conseguir reverter esse quadro fiz o oculos para ela e estou usando o tanpao no olho com 3 graus por 4 horas. minha filha tera que usar oculos sempre? e esse quadro nao vai ser reversivel me ajude por favor.obrigada

  28. Tatiana,
    minha sobrinha de 10 meses foi diagnosticada com estrabismo nos dois olhos. O Oftalmo orientou usar o tampão 2 horas por dia, alternando os olhos (um olho por dia), e a colocou na fila de espera do SUS para cirurgia. Em 3 meses retornará para saber se precisa usar óculos.
    Acreditamos nas suas orientações, e por isso pedimos ajuda. O que devemos fazer além dos exercícios de estímulo?
    Parece-me que a fila dura anos, então pensei em procurar um particular e já realizar a cirurgia. Aconselha-me a fazer isso?
    Você atende em algum convênio?

    Agradeço,
    Ana Cristina

  29. ola!tenho estrabismo,hora em um hora em outro,porém ja fiz uma cirurgia,mas diminuiu um pouco,mas nao tudo,e tenho muitas dores de cabeça,e agora a visao embaça um pouco,o que devo fazer?

  30. Ola,meu nome é Elizabeth e meu filho tem um desvio no olho direito e agora apareceu uma bola branca,ele tem 1 ano e 9 meses e se chama Breno,o que devo fazer?

  31. Meu bebê foi diagnosticado com estrabismo, com 7 meses a oftamo pediu para ele usar o tampão 1 hora por dia um dia em cada olho, minha dúvida é pq ele fez o enxame fundo de olho e deu normal o resultado, ele vai ter q repetir esse enxame ao logo dos próximos anos, ou esse exame já mostra q ele enxerga bem? Outra dúvida ele entorta a cabeça para o lado direito p olhar o nós, com isso ele fica com o olho virado para o nariz. Será q ele vai ter q fazer a cirurgia? É comum quem tem estrabismo entortar a cabeça? Obrigada

  32. Dr. minha irmã tem 7 anos e tem ambliopia, a oftalmologista que ela frequenta disse que vai encerrar o tratamento com o tampão porque não esta dando resultado. O que podemos fazer para melhorar a visão dela além dos exercícios escritos acima? Ela poderá fazer cirurgia?

  33. Boa tarde, minha filha foi diagnosticada com hipermetropia de 4 graus no olho esquerdo e 2.25 no olho direito e micro estrabismo no olho direito, a oftamo dela orientou o uso do óculos para correção do grau e do micro estrabismo mais a partir do dia que ela começou usar o óculos quando ela tira ele, ela fica bem estrábica dos dois olhos fico preocupada pois o uso do óculos não era pra a correção parece que está pior marquei um retorno com a oftalmo mais a senhora poderia me orientar.

  34. Gostaria de saber mais sobre os exercícios para ambliopia como devo proceder para adquirir seu tratamento

  35. Oi, meu filho tem 2 anos e 8 meses, desde novinho percebo que ele as vezes apresenta um desvio no olho esquerdo, quando ele tinha 6 meses o Oftalmo falou que ele não iria ser estrábico, mais, as vezes ele olha com um pouco de desvio e as vezes não, levei novamente a outro Oftalmo e ele fez um exame mais detalhado sobe sedação, e diagnosticou que ele não tem nada e que estava tudo normal, mais a minha dúvida é: Porque será que ele ainda olha com um olho desviado de vez em quando?

  36. Meu filho tem 9 meses, estrabismo, nistagmo e um olhinho preguiçoso. Quando faço oclusão no olho bom tenho a impressão de que ele n enxerga absolutamente nada, tem sido um processo mt doloroso para ambos o uso do tampão. Preciso de ajuda!

  37. Olá meu nome é Jéssica,e desde de pequena tem estrabismo.Na idade dos 4 anos mais ou menos a uns 13 anos, ele era um estrabismo pra dentro,depois daí ele ficou um pouco melhor.So que agora com 30 anos ele está ficando pra fora.Tento controlar mais tem hora que não consigo. Além dá mesma visão do estrabismo está toda embaça, não consigo ver .Existe algum exercício que possa melhorar

  38. Olá Tatiana, eu nasci com catarata congênita e estrabismo divergente no olho esquerdo. Com 4-5 anos fiz cirurgia da catarata e depois do estrabismo. Mas não fiz tratamento com o tampão quando criança e por isso acabei ficando com a visão fraca do olho esquerdo.
    Já faz alguns anos que venho notando que meu estrabismo voltou e pesquisando sobre o assunto a encontrei. Já assisti vários vídeos seus e aprendi alguns exercícios , mas gostaria de saber como faço o tratamento certo para o meu caso de estrabismo e melhora da visão. Agradeço se puder me orientar.

  39. Tati, meu filho de 3 anos teve há cerca de um mês o diagnóstico: ambliopia e estrabismo. Foi receitado óculos (3 graus e meio no olho direito e 2 no olho esquerdo) e tampão alternado, um dia no olho direito e três dias no olho esquerdo. Minha preocupação é que a recomendação é usar o tempo todo… desde o momento que ele acorda até quando vai dormir. Por aqui e em vários lugares vejo recomendações que variam entre uma hora e oito horas… ele obedece, mas acho muito sofrido usar o tempo todo. Tem dia chuvoso que ele só fica em casa sem treinar a visão longa. Já tenho consulta marcada p ouvir uma segunda opinião, mas gostaria muito de sua opinião!!! Por favor nos ajude

  40. Olá … Minha BB nasceu com miupoar super alta nos dois olhos e tem estrabismo o médico receitou tampão para o estrabismo porém minha esposa está em dúvida de como usar se tem q trocar de olho durante o dia se puder me ajuda agradeço … DESDE já obrigado

  41. Olá, desde criança fui diagnosticada com ambliopia, enxergando apenas 5% no olho direito e hj tenho 29 anos. Já fui em vários oftalmologistas que me disseram que com minha idade não existe tratamento. Gostaria de saber se o uso do tampão e os exercícios podem me ajudar com minha idade.

  42. EU SOFRI UM ACIDENTE, E APÓS ESSE ACIDENTE EU PASSEI A TER O ESTRABISMO COM DIPLOPIA. OLHO DIREITO.FIZ EXERCÍCIO EM UMA CLÍNICA, ALÉM DE FAZER EM CASA TAMBÉM. AJUDOU MAS NÃO MELHOROU; FIZ EXAME NO HOSPITAL DE NITERÓI, ACHANDO QUE ELES FARIAM UMA OPERAÇÃO. SÓ QUE DISSERAM QUE NÃO IRIA VALER A PENA, E QUE EXERCÍCIO NÃO RESOLVERIA O PROBLEMA. RECOMENDARAM EU FAZER UM ÓCULOS COM PRIMA, PARA ACABAR COM A VISÃO DUPLA, QUE FICA UMA IMAGEM DO LADO DA OUTRA. EU USO LENTE DE CONTATO A 40 ANOS, E TAMBÉM USO ÓCULOS PARA LER DE PERTO. EM NITERÓI ME FALARAM QUE O GRAU DA LENTE, QUE ERA DE 9,75, TINHA DIMINUINDO PARA 5,5. MAS ATÉ AGORA NÃO CRIEI CORAGEM PARA NÃO USAR MAIS A LENTE, NEM O ÓCULOS, TROCANDO POR ESSE ÓCULO DE PRIMA. A MINHA VISTA NOS ÚLTIMOS MESES TEM PIORADO MUITO, ME PREJUDICANDO BASTANTE. TRABALHO NO ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE, ONDE FIXO A MINHA VISTA O DIA INTEIRO NO COMPUTADOR, O QUE AJUDA BASTANTE PARA PREJUDICAR A VISTA. GOSTARIA DE MELHORAR A MINHA VISÃO, FAZENDO EXERCÍCIO, MAS QUAL?

  43. Eu fui operada de estrabismo há 34 anos, hoj eu tenho 60 anos. Qdo eu coloco tampão no meu olho bom, eu consig enchergar vultos e faço algumas atividades domésticas, ando normalmente e tenho a sensação de estou enxergando com o olho bom. Me sinto empolgada pois ainda tenho esperaç de enchergar com esse olho. A minha maio alegria é de conseguir um dia olhar de frente pras pessoas e de poder tirar fotos de frente e olhando exatamente olho no olho diretamente na câmera.
    Será que terei essa possibilidade fazendo o tratamento natural ou devo fazer de novo outra cirutgia? Eu consigo olhar de frente, mas meu olho não ficou certinho, ele é vesgo pra dentro.E quando leio muito ou começo a forçar muito a visão, ele mais pra dentro.Me oriente Por favo, pois estar em público para mim é uma tortura olhar nos olho das outras pessoas.Eu agradeço muito pela sua atenção e aguardo resposta.

  44. tenho estrabismo no olho esquerdo devido a uma degeneração macular causada por uma infecção ainda na infância a minha visão no olho esquerdo não tem o foco então quando tento focar ele desvia para fora depois volta ai desvia novamente so consigo controlar melhor quando olho no espelho gostaria de saber se os exercícios indicados por vc poderiam me ajudar o que me indica?julio cesar 37 anos grato.

  45. Oi sou Fabio , eu tenho 16 anos e sou vesgo Quero corrigir meu olho, e queria saber se a dra , pode me ajudar , por e muito emportante pra mim ,

  46. Oi, bom dia meu nome é Eliana tenho estrabismo desde os 7 anos hoje tenho 24 já fiz alguns tratamentos e resolveu bastante mais ainda tenho convergente a última solução é uma cirurgia ou tenho como minimizar mais um pouco …..

  47. Boa NOITE.meu filho tem 5 anos faz 6 em abril.o oftalmologista prescreveu que usasse 6 horas de tampao no olho esquerdo,que e o preguisoso,esta impossivel meu filho reluta muito,tem exercios outro metado que possa me ajudar.no estados unidos a tratamento ou cirurgia que pode ser feito ..obrigado

  48. Olá, meu filho Pedro Augusto operou catarata congênita unilateral e implantou a lente aos 2 anos de idade , mas todo o procedimento foi feito assim que ele nasceu assim que foi descoberta a catarata congênita. Ele reluta muito em usar o tampão principalmente na escola e onde os amiguinhos ficam durante as atividades lúdicas. Pedi ajuda a uma psicóloga e uma psicopedagoga em ajudar a amenizar a sua timidez e a angústia em usar o tampão, mas mesmo assim continua relutando já conversei diversas vezes com ele sobre a importância do uso do tampão na sua vida já que ele vai fazer 10 anos …sempre foi uma luta! A catarata congênita dele é unilateral e os médicos realmente não sabe o que aconteceu para ele ter adquirido essa patologia. Até que idade pode haver essa estimulação visual, até que idade o cérebro consegue captar essa estimulação ? Uns dizem que até os 6 e 7 anos outros dizem até se estendendo no máximo 9 anos….Qual sua opinião?
    Agradeço a colaboração em ajudar!
    Karine.

  49. Olá, meu nome é MARCIANO tem 32 anos de idade e tenho estrabismo desde os 8 anos,vc pode me ajudar a fazer esse reparo?

  50. Olha,tudo bem?
    Milha filha de 10 anos foi diagnosticada ontem com ambliopia em OE, com fundo do olho normal, ela conseguiu somente ler as maiores letras. Mas a medica disse q por ela ter 10 anos já não tem reversão e q a única coisa q posso fazer é proteger o OD, estou desesperada e gostaria de saber se consigo reverter a ambliopia do olho esquerdo dela?

  51. Boa tarde, Tatiana!!minha filha tem 5 anos !Fez a cirurgia de estrabismo;Faz 2 meses;gostaria de saber se ela já pode brincar de tudo,inclusive no pula pula ?

  52. Boa noite meu nome é Isne Renata tenho 23 anos e tenho estrabismo desde de criança.
    E eu mim sinto muito incomoda com isso, principalmente e fotos e sewfes.
    Mais em fim, queria muito a juda de voçês pra mim curar desse bendito estrabismo.

  53. Boa noite meu nome é poly tenho estrabismo nos olhos quando tenho que olhar pra longe mais não tenho visão ruim tem como corrigir sem cirurgia?

  54. Oi, meu nome é Gabriel e tenho 19 anos, nunca fui a um oftalmologista tirar tal dúvida, mas acredito ter um grau leve de estrabismo no olho esquerdo (pelo que pesquisei, se trata de estrabismo divergente), e também percebo um leve embaçamento na visão quando tampo o olho direito. Li algumas das outras dúvidas e me identifiquei com o incômodo do contato visual e fotos. Queria saber também se o tratamento natural apenas se aplica a crianças. Grato desde já, seu trabalho é lindo!

  55. Oi, meu nome é Wellington e tenho 33 anos, já fui a 2 oftalmologista eles mim informaram que tenho estrabismo e consequentemente meu olho direito foi afetado, sendo que só enxergo 25% segundo o medico, Queria saber também se o tratamento natural apenas se aplica a crianças. Grato desde já, seu trabalho é lindo!

  56. Bom dia, meu nome é Geovana tenho 44anos fiz uma cirurgia de estrabismo no olho esquerdo a 5anos atrás mais agora está voltando o problema o que eu faço ? Por favor me fala sua opinião desde já obrigada

  57. Olá, tudo bem? Tenho 28 anos e desde os seis meses de idade minha mãe percebeu o aparecimento do estrabismo. Ela percebeu nesta fase e desde então o caso aumentou, porque junto com estrabismo também tenho a pálpebra caída, e os movimentos do olho direito são um pouco mais lentos. A visão do olho direito foi prejudicada, com isso, não exergo muito bem por ele. Na infância fiz alguns tratamentos, como o tapão e alguns exercícios, mas resolveu muito. Em 2011 fiz uma cirurgia, que melhorou um pouco a estética mas ainda tenho o problema, que me incomoda muito, pois além da estética, também tem os sintomas deste problema que sinto constantemente, são eles (dores de cabeça, dores no globo ocular, as vezes vejo duplicado, de vez em quando acordo com os olhos lacrimejando, com isso a pálpebra incha e fico com os olhos o dia inteiro doendo, sensibilidade a luz, as vezes vertigem…). Não sei mais o que fazer, queria muito resolver este problema. Isso me prejudica em vários sentidos, na saúde, na vida social, porque sempre acho que as pessoas estão notando.
    Muito obrigada pela atenção!

  58. Olá! Meu filho de 5 anos tem os olhos “normais (não é estrabico)”. No entanto, quando ele se distrai ou está com “o pensamento longe” ele desvia ambos os olhos “para fora”. O oftalmologista indicou uso do tampão durante 2 horas por dia, alternando o olho direito e o esquerdo. Esse é realmente o tratamento mais indicado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *