Foi notícia nesta semana, depois de ir ao ar no programa do Fantástico, a perda da visão de um grupo de idosos que se submeteram ao mutirão de cirurgia de Catarata em Barueri–SP. Esta semana recebi muitos e-mails e comentários no blog pedindo esclarecimentos e minha opinião sobre esta cirurgia.
Assisti uma reportagem, uma semana antes, no mesmo Fantástico, onde eram exibidas as maravilhas dos mutirões de cirurgia de catarata. Senti uma dor no coração e me lembro de comentar com meu esposo: espero estar errada, mas, possivelmente, muitos destes casos operados não necessitariam correr os riscos da cirurgia, tomara que ocorra tudo bem.
Infelizmente minhas suspeitas foram confirmadas.
Digo isso não só por estes casos divulgados na mídia, mas porque presencio histórias de perda ou redução de visão após cirurgia de catarata todos os meses em meu consultório aqui em São Paulo. O que mais ouço: a se eu soubesse dos exercícios visuais antes, eu provavelmente não teria perdido a visão deste olho.
Como é feita a cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata fantasiosamente se tornou banal, porém não é tão inofensiva quanto parece e é divulgada.
A técnica cirúrgica consiste em retirar o Cristalino (lente interna dos olhos), e colocar no lugar uma lente artificial. Para tal, o procedimento mais utilizado atualmente consiste em fazer pequenos cortes na córnea para acessar o cristalino natural, cortá-lo/triturá-lo em pequenos pedaços, que são aspirados. No local é introduzida uma lente artificial.
Existem vários vídeos mostrando a cirurgia de catarata na internet, trago aqui um link para quem se interessar. Esta cirurgia aparentemente foi bem sucedida e rápida, e mostra bem a quebra do cristalino e colocação da lente artificial, porém caso você se impressione com cenas de cirurgia é melhor não acessar ok? Veja aqui!
Veja bem, é maravilhoso poder contar com a tecnologia, e a cirurgia de catarata é indicada principalmente em casos de Catarata congênita (em bebês), e quando se encontram em estágios muito avançados. Quero deixar claro que não sou contra a cirurgia, mas sim contra ela ser indicada indiscriminadamente, para pessoas que tem uma visão que funciona, que leem, dirigem, e tem a possibilidade de recuperar o Cristalino por meio de exercícios visuais.
Por isso faço um apelo para que você se informe dos riscos abaixo. Peço desculpas por me estender e escrever um texto longo, mas é muito importante, e escrevo porque quero alertar o maior número de pessoas possível, e quem sabe evitar que algo ruim aconteça com seus olhos.
Cirurgia para catarata – Quais são os riscos?
Todo procedimento tem riscos, por mais seguro que pareça. Inclusive a cirurgia de catarata. Por essa razão, geralmente um olho é operado antes, e o outro só após verificar se não ocorreram algumas das complicações abaixo:
- Catarata secundária: Opacificação da cápsula posterior do cristalino, camada fina, preservada após a cirurgia lazer. Ocorre como se fosse uma segunda Catarata, em cerca de 30% dos casos, segundo pesquisa da universidade de Harvard (“The Aging Eye: A Special Health Report from Harvard Medical School”, Ed. Fine, Laura C. M.D e Heier, Jeffrey S. M.D., copyright 2006, Harvard Health Publications, Boston, MA.)
- Vazamento pela incisão: Podem ocorrer vazamentos pelos cortes feitos na córnea durante a cirurgia de catarata que em alguns casos precisam de pontos para serem corrigidos.
- Infecção pós operatória ou endoftalmite: Inflamação ocular desencadeada por infecção que pode ser observada como dor intensa, vermelhidão, edema palpebral, opacidade corneana e exudatos evidentes no vítreo, às vezes podendo necessitar de vitrectomia (retirada do vítreo).
- Glaucoma: Uma porcentagem pequena das pessoas desenvolve Glaucoma (lesão decorrente do aumento da pressão intraocular) após a cirurgia de catarata.
- Descolamento de Retina: Particularmente o que mais verifico no consultório. Muitas vezes em míopes ou diabéticos, mas já presenciei casos em que a pessoa não tinha histórico algum de problemas visuais anteriores. De acordo com estudos recentes um paciente submetido à cirurgia de catarata tem 2.3 vezes maiores chances de descolar a retina comparado com a população normal.
- Edema macular cistóide: Os tecidos da macula podem inchar, associado a sintomas de embaçamento, distorção visual e fotofobia. Ocorre de 4 a 6 semanas de pós-operatório. As chances de melhora espontânea são grandes, porém 0,5 a 2 porcento dos pacientes que tiveram baixa de acuidade visual terão déficit visual permanente, com alterações maculares por lesão dos fotorreceptores.
- Lente descentralizada: A lente artificial pode não se posicionar bem, causando visão turva, falta de foco ou visão dupla. Por vezes ocorre por lacerações decorrentes da cirurgia, ou acidentes.
A banalidade com que estes riscos da cirurgia são tratados me assusta. Para você ter uma ideia, um estudo sobre os processos judiciais sofridos pelos médicos oftalmologistas revelou que a maior causa das reclamações dos pacientes advinham da cirurgia de catarata, cerca de 65,7%, enquanto outros 11% ficaram insatisfeitos com a cirurgia refrativa. Os casos de processos ocorreram em razão da perda ou redução significativa da visão após os procedimentos.
Fico imaginando os casos que não chegam até mim, ou então que não entram na justiça. Provavelmente são muitos, infelizmente.
Porém, quando o suposto e esperado benefício é muito maior que o risco, pode ser que valha a pena. O que tenho certeza é que se você tem uma visão boa, que possibilita você fazer muitas atividades do dia-dia, mesmo com certa dificuldade de nitidez, você pode recuperar seu Cristalino com exercícios, medicamentos naturais e terapias muito menos invasivas e arriscadas que a cirurgia de catarata.
Alternativas às cirurgias de catarata
A catarata ocorre tão regularmente que equivocadamente acreditamos ser um processo natural do envelhecimento. A vida moderna impede que o Cristalino funcione plenamente. Quantas vezes olhamos longe, ou ficamos ao ar livre hoje em dia? Temos hábitos que prejudicam a visão e os repetimos durante anos, e é claro que depois de 40, 50 anos, se não exercitarmos e cuidarmos de nossos olhos, as chances de ocorrer Catarata são grandes.
Saiba que o Cristalino natural se liga a músculos, que o movimentam para ajustar o foco. Ativamos este movimento quando mudamos o foco do olhar, ora perto, ora longe. A lente artificial não fará este movimento, portanto você terá que usar óculos para ter uma boa visão para perto.
Não recomendo de maneira alguma a monovisão, ou seja, após a cirurgia, em um olho a lente artificial verá bem para perto, e no outro para longe. Isso não é orgânico e confundi o sistema visual. Os dois olhos precisam trabalhar juntos e desta forma ficará muito difícil. Meir Schneider também recomenda em seu livro Saúde Visual por toda a vida, que caso haja necessidade da cirurgia de catarata, prefira que as duas lentes (do olho direito e esquerdo) lhe sirvam bem para a visão longe sem óculos e perto com óculos. Com o tempo e os exercícios talvez você consiga ler sem eles.
Se você já se submeteu a operação de Catarata, e seu caso provavelmente foi um sucesso, ou não, os exercícios visuais são de grande valia também, pois preservam a saúde dos olhos, e diminuem as chances das complicações ocorrerem.
O fato é que, com exceção das crianças que já nasceram com cataratas, e nesses casos a cirurgia de catarata é benéfica, precisamos lutar para preservar nossos cristalinos. Acredito e compartilho do mesmo pensamento que Meir Schneider “Grande parte das pessoas a quem a cirurgia de catarata é recomendada hoje nunca teriam que se submeter a ela. Meu conselho é trabalhe em si mesmo, seu objetivo não é evitar a cirurgia de catarata, mas sim ter olhos saudáveis. Não necessitar da cirurgia será uma consequência”.
Caraca eu já ouvi vc falar de consequências dessa cirurgia, mas tudo isso eu não sabia.
Excelente texto. Parabéns!!!!
[[” ]
Muito chocante a cirurgia, não consegui ver toda. É impressionante como esta cirurgia está banalizada.
Pois é, Francisco, é realmente preocupante a banalização desse tipo de cirurgia, precisamos ficar atentos e cuidar bem dos nossos olhos para evitá-la. Abraços
Minha filha tem síndrome de moring gloryn e tem catarata congênita ela ja operou od e esta perdendo a visao do olho esquerdo será que com essa síndrome tem como fazer transplante?
Resposta Renato: Foi corrigido obrigado.
http://www.metodoselfhealing.com.br/exercicios-para-catarata/
Como faço para acessar o http://www.metodoselfhealing.com.br/exercicios-para-catarata/?
Estou tentando acessar,mas só dá PÁGINA NÃO ENCONTRADA.
Grato,
Eduardo
Pois é… Minha mãe está com a catarata madura já e vai fazer avaliação para cirurgia. Esse relato só me deixou mais ansiosa.
Dra Tatiana
Fui ao oftalmologista que diagnosticou catarata no meu olho direito e recomendou a cirurgia.
Esta semana farei os exames de gonioscopia, mapeamento de retina, ultrassom, microscopia ocular e ecobiometria. Estou com 7 graus de miopia no olho direito (o afetado) e 1 grau no esquerdo.
Vi seus videos e gostaria de marcar uma consulta com você para falarmos antes que eu decida ou não pela cirurgia.
Eu moro no Rio de Janeiro e seria difícil ir a SP todo mês (além de custoso). Você acredita que se fizermos a consulta e você me ensinar os exercícios, seria possível voltar a SP 3 ou 4 meses depois para ver o progresso e poderíamos ter algum tipo de acompanhamento a distância?
Agradeço se me der retorno.
Atcs Valeria
Gostei muito da matéria. Meu oftalmologista disse que estou com catarata em ambos os olhos, mais adiantada no olho direito, e recomendou observar de novo em dezembro para, provavelmente, fazermos a cirurgia, Entretanto, a menos de uma pequena perda de acuidade na visão lateral a distância (dentro de um supermercado, por exemplo), enxergo muito bem, tanto para ler, ver TV, Trabalhar no computador ou dirigir, mesmo a noite, e não me incomoda o farol dos carros em sentido contrário. Pessoalmente sou contra me submeter a qualquer cirurgia a menos que seja absolutamente necessário. Há 14 anos me recomendaram uma artrodese, que não fiz e hoje estou muito bem da minha coluna. Sua matéria me tranquilizou em relação a minha quase certa decisão de NÃO FAZER A CIRURGIA, a menos que minha visão se degrade muito, mas muito mesmo no futuro próximo. Obrigado.
Boa noite, dra. Tatiana!
Fui diagnosticada com catarata no olho direito e o médico me disse que a única saída para o meu caso é a cirurgia, estou muito preocupada.( Minha miopia nesse olho aumentou de 1,25° para 3,25°). Gostaria de mais esclarecimentos.
Muito obrigada!
Atenciosamente,
Márcia.
Fui diagnosticado com catarata no olho esquerdo. No espaço de um mês meu OE sofreu uma degradação de 1,25 para 3,5 graus. Exerço, no entanto, minhas atividades diárias normalmente, dirijo de dia e à noite sem óculos, somente uso óculos para ler. Como o grau de miopia aumentou muito rapidamente, pareceu-me preocupante postergar (ou não fazer) a cirurgia. O oftalmologista me recomendou fazê-la mencionando que quanto mais cedo realizá-la, mais ameno (*) será o procedimento.
(*) não foi exatamente este termo o usado, mas outros, técnicos, que não entendi muito bem (menos luz/luminosidade/ótica, utilizado no processo, algo assim).
Eu gostaria de ouvir suas considerações que possam me auxiliar nessa decisão. Fazer, postergar ou não fazer e ficar somente nos exercícios pra visão.
Grato // Atenciosamente
Sou alto míope tenho pré disposição de ter Descolamento de retina pois sou alto míope e meu pai teve descolamento! Eu vou fazer essa cirurgia pra corrigir meu alto grau de miopia 23,50 OE e 24,50 OD
( VALE LEMBRAR QUE ESSE GRAU E C O ASTIMASTISMO É 2 GRAUS EM CADA OLHO! ) Recentemente fiz 3 avaliações médicas pra saber a opinião dos oftalmologista todos dizem q estou apto pra fazer a cirurgia FACOREFRATIVA não vem ao caso mas outras técnicas pro meu caso! Mas a mais bem indicada e a cirurgia de remoção do cristalino! Fiz uma FOTOCOAGULAÇAO no olho só q eu entendi o pq dessa fotocoagulaçao! A médica disse q era pra melhorar a circulação dos vasos da Retina é prevenir um possível rasgo retiniano ou deslocamento c caso haja um movimento brusco do vítreo a retina teria algum problema!!! Bom com tudo estou confiante! Gostaria de saber sua opinião Tatiana Gebrael sobre meu caso
( PASSEI POR VÁRIOS EXAMES E MEU OLHO E SAUDÁVEL NA CONDIÇÃO DE ALTO MÍOPE) Aguardo resposta Obrigado
tenho 61 anos, fiz cirurgia de catarata e no mesmo dia voltei para casa. depois de passados 5 horas comecei a sentir dores intensas no olho,voltei ao hospital e o mesmo cirurgiao me disse que eu tinha que fazer outra cirurgia no mesmo olho . ELE DISSE QUE ERA CIRURGIA DE VITREO. E EU FIZ. . MAS MESMO ASSIM CONTINUEI COM DORES INTENSAS. DEPOIS . POR ULTIMO ELE FEZ NOVA CIRURGIA DESSA VEZ DE GLAUCOMA. ACABARAM AS DORES MAS PERDI 85 P CENTO DA VISÃO.
Boa noite Dra. Tatiana. minha Mae fez uma cirurgia de piterígio, saiu tudo muito bem, agora ela vai fazer de catara, ela tem 5 grau num olho e 6 em outro, e o médico dela disse que ela vai voltar a enxergar, lendo seu texto fico meio amedrontado, mais Graças a Deus a Clinica aqui do Piaui, que fica na capital (Teresina) são todos especialistas, e nunca ninguem se deu mau fazendo esses procedimentos, ja falei até pra minha Mae sobre você Dra. eu confio muito neles, graças a Deus ainda nao vi caso de pessoas que fizeram cirurgia e perderam ou diminuiram a visão.
sou Fã nº 1 de você viu kkkkk… se vc puder dar uma olhada no site do hospital particular agradeço muito http://hospitalfranciscovilar.com.br/
Boa tarde, a todos!
Existe um ótimo colírio que ajuda no tratamento de catarata.
-Colírio de Cineraria Marítima
Almeida Prado
E vendido em farmácias homeopáticos.
A minha mãe tem 90 anos hoje fez cirurgia de catarata nos dois olhos lá em meados de 1998. Em 2011 a catarata da minha mãe começou voltar e o meu desespero também. Até que achei este colírio, ela usa 2 vezes por dia. E a catarata dela regrediu.
Os médicos não falam sobre esse colírio só por que ele é homeopático.
Espero ter ajudado alguém de alguma forma.
Minha vó tem 87 anos ,levei ao médico para fazer uma consulta ,ai o médico falou q ela está com catarata maduro e que precisaria fazer uma cirurgia ponteada ,dai não entendi muito ,gostaria se saber se ela corre algum risco de submeter a cirurgia por causa da idade.?
Boa tarde Dra. Tatiana!
Tenho uma dúvida, meu pai fez cirurgia de cataratas e colocou o cristalino artificial, neste casa ele terá que usar colírio específico para o resto da vida?
Dra. fui operada em novembro de 2017 de cataratas no olho direito sendo que o esquerdo e que estava não enxergando direito e bem avançada… operei pelo SUS aqui em PORTO ALEGRE no Banco de Olhos… No outro dia da operação quando tiraram as gases e a Dra. examinou e ela diz poxa a lente ficou dobrada… em uma semana fui operada de novo para reposicionar a lente… fiquei usando colírios que uma semana depois foram trocados por um anti-inflamatório e antibiótico pois a minha retina estava inflamada… e ate hoje dois meses depois ainda continua inflamada mesmo colocando um anti-inflamatório a cada 6h que parece mais com acido de tanto que arde,,, gostaria de seu esclarecimento pois foi marcada a outra cirurgia do olho esquerdo e estou com muito receios de fazer… me responda por favor… obrigada…
tudo mentira do site pra vender livro de auto ajuda, o risco da cirurgia é de 1% e não 30%
Fiz cirurgia de catarata em outubro de 2017. Como o médico me disse que era uma cirurgia corriqueira e sem nenhum perigo me prontifiquei a fazê-la pelo IPSEMG, porém pagando as lentes, pois o convênio não cobriria.Entrei para a cirurgia as onze horas da manhã e saí 40 minutos depois. Uma dor insuportável me acometia e só aí eu fui informada que não fora possível a colocação das lentes ,pois o núcleo do cristalino havia se rompido e o hospital Santa Casa de Ouro Fino/MG. não possuía o aspirador capaz de sugar os pedaços do cristalino.
Dá para imaginar o meu sofrimento! Meu olho esquerdo estava mais negro do que noite de minguante no deserto.
Vai aqui meu alerta. Procurem um especialista e hospital com aparelhagem adequada.
Por favor! cuidado com picaretas que podem deixar cega a pessoa por uma simples catarata!
Bom dia! Minha mãe está com catarata e faz uso de cilindro de oxigênio a maior parte do tempo.Ela não está enxergando quase nada. Gostaria de saber se nesses casos é possível fazer a cirurgia e qual o procedimento mas indicado no caso dela. Grata Rita de Cassia
Dra meu pai fez uma cirurgia de catarata o primeiro olho ficou exelente ja o segundo olho quando ele tenta olhar pros lados ve um risco preto isso e normal por favor me responda ele acabou de fz a cirurgia tem duas semanas só ?
Meu pai fez a cirurgia de catarata em um mutirão que teve em sobradinho DF, e ficou cego
Doutora, meu pai fez a cirurgia e foi um sucesso por 2 anos. Há 3 meses porém ele Diz que a visão voltou a embaçar e ele não lê mais, ou seja, voltou ao que era antes da cirurgia. A Sra acha que tem alguma relação com a cirurgia? PS: meu pai tem visão em apenas um olho desde a infância
Bom dia, Dra Tatiana. Hoje é dia 30/3/2019 e fiz cirurgia da catarata no dia 26/03/19.Tenho também maculopatia degenerativa na mesma vista, a qual já venho tratando há dois anos com injeções, tomei um total de 20. Minha dúvida é a seguinte: pode ser que meu pai precise ser internado, gostaria de saber se eu poderia ficar em ambiente hospitalar acompanhando-o, pois só tem eu, sou filha única e minha mãe já é falecida. Obrigada.
Olá, Iaraceles,
Obrigada por entrar em contato com a Tatiana! Faço parte da equipe dela e estou aqui para ajudar.
Você vai receber a resposta no seu e-mail. Lembre-se de verificar caixa de spam e lixo eletrônico.
Agradecemos por fazer parte do nosso dia a dia!
Lilian
(Equipe Tatiana Gebrael)
Olá Dra Tatiane. Fiz cirurgia de catararata dia 13 de junho. No dia 20 voltei ao consultório e a medica me passou o colirio nevannac uno pois eu estaria com um pequeno edema. voltei uma semana depois e ela disse que eu estava de alta. Doze dias depois percebi que havia perdido parte do meu campo de visão, fiz exames e foi constatado que é uma neurite. Depois é que vim saber que por ter tido pressão alta por muitos anos haviam se formados pequenos vasos, isso não me foi dito antes da cirurgia. Não teria sido correto tratar isso antes? isso realmente é irreversivel? Agradeço desde á sua atenção
Olá, Maurício,
Obrigada por entrar em contato com a Tatiana! Faço parte da equipe dela e estou aqui para ajudar.
Você vai receber a resposta no seu e-mail. Lembre-se de verificar caixa de spam e lixo eletrônico.
Agradecemos por fazer parte do nosso dia a dia!
Lilian
(Equipe Tatiana Gebrael)
Ola Dra. Tatiana Gebral, minha mãe fez recentemente a cirurgia de catarata, infelizmente não saiu como esperávamos, o fato da catarata dela estava muito dura, segundo o medico tiveram que fazer o procedimento antigo de cirurgia, e não conseguiu quebrar a catarata para depois expirar, eles a tiram por completo, o que ocasionou a retirada da bolsa que segura o cristalino também, segundo o medico que operou isso impossibilitou a implantação da lente.
O fato e o seguinte ela esta sem a lente, esperando se recuperar bem para depois fazer novamente a cirurgia para incluir a lente e alguns fios Antificias para segurar a lente.
Gostaria de saber o que eu posso fazer em relação alimentação para ajudar na recuperação dela logo, e o que eu devo evitar para prejudicar a visão dela já que a ela esta sem lente natural do olho?
Obrigado Dra. Desde já
Esse e meu e-mail caso queria me mensagem
comercialtelhaleve@hotmail.com
Olá, Gilmar,
Obrigada por entrar em contato com a Tatiana! Faço parte da equipe dela e estou aqui para ajudar.
Você vai receber a resposta no seu e-mail. Lembre-se de verificar caixa de spam e lixo eletrônico.
Agradecemos por fazer parte do nosso dia a dia!
Lilian
(Equipe Tatiana Gebrael)
Ola Dra. Tatiane, minha mãe fez recentemente a cirurgia de catarata, faz 3 dias de operada hoje, infelizmente não saiu como esperávamos, o fato da catarata dela estava muito dura, segundo o medico tiveram que fazer o procedimento antigo de cirurgia, e não conseguiu quebrar a catarata para depois expirar, eles a tiram por completo, o que ocasionou a retirada da bolsa que segura o cristalino também, segundo o medico que operou isso impossibilitou a implantação da lente.
O fato e o seguinte ela esta sem a lente, esperando se recuperar bem para depois fazer novamente a cirurgia para incluir a lente e alguns fios Antificias para segurar a lente.
Gostaria de saber o que eu posso fazer em relação alimentação para ajudar na recuperação dela logo, e o que eu devo evitar para prejudicar a visão dela já que a ela esta sem lente natural do olho?
Obrigado Dra. Desde já
Esse e meu e-mail caso queria me mensagem
comercialtelhaleve@hotmail.com
Olá, Gilmar,
Obrigada por entrar em contato com a Tatiana! Faço parte da equipe dela e estou aqui para ajudar.
Você vai receber a resposta no seu e-mail. Lembre-se de verificar caixa de spam e lixo eletrônico.
Agradecemos por fazer parte do nosso dia a dia!
Lilian
(Equipe Tatiana Gebrael)
Boa tarde, Tatiana Gebrael. Passei por uma Vitrectomia por causa de um descolamento de Retina; isto faz 2 meses (24-09 cirurgia). Já iniciei as séries de exercícios ministrados por você (comecei ontem). Quero “fugir” de qualquer jeito da cirurgia/Catarata. Alguma restrição com relação aos exercícios, pelo pouco tempo da minha cirurgia?? Moro em Florianópolis. 56 anos de idade. Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho.
Olá, Marco,
Você vai receber a resposta no seu e-mail. Lembre-se de verificar caixa de spam e lixo eletrônico.
Agradecemos por fazer parte do nosso dia a dia!
Lilian
(Equipe Tati Gebrael)
Olá, Marco,
Como a senhora já é aluna, recomendamos que as próximas dúvidas sejam encaminhadas diretamente para os canais exclusivos para alunos (Whatsapp e e-mail). De qualquer forma, a senhora vai receber a resposta à sua solicitação no seu e-mail. Lembre-se de verificar caixa de spam e lixo eletrônico.
Agradecemos por fazer parte do nosso dia a dia!
Lilian
(Equipe Tati Gebrael)