Nós temos a impressão de que os idosos sofrem com doenças mais comuns de visão. Estamos tão acostumados a ver pessoas mais velhas usando óculos, tendo necessidade deles para enxergar e até mesmo quase beirando a cegueira que, quando encontramos um idoso que enxerga bem, achamos impossível. Aí que está a questão: existe, sim, um caminho de melhora visual.

Se seus pais ou avós estão perdendo a visão ou possuem alguma das doenças mais comuns, como glaucoma e catarata, ainda há chances de melhorar esses problemas ou, pelo menos, suavizar os danos. Quando um idoso sofre com doenças nos olhos, ele fica dependente, deixa de fazer atividades comuns, não fica sozinho e até mesmo pode entrar em depressão. É nesse momento que você precisa mostrar a eles que os exercícios naturais existem e vão ajudá-los nesta fase.

Antes de tudo, saiba que é possível. Exercícios naturais existem. Qualquer pessoa pode fazer. Além disso, a idade não é fator limitante. Pessoas podem melhorar a visão, seja com 70, 80 ou 90 anos de idade. Muitos passam a ler sem óculos e até mesmo voltam às atividades anteriores. Não é a idade que vai impedir um idoso de enxergar melhor!

Quais são as doenças mais comuns nos idosos?

Entre as doenças mais comuns de visão entre os idosos estão a catarata, o glaucoma, as doenças venosas oclusivas de retina e principalmente a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Também podem acontecer casos de retinopatia diabética, sendo que esta última não é exclusiva nos idosos.

A catarata, que é uma das doenças mais comuns de visão nos idosos, é uma opacidade da lente natural do olho (cristalino). Quem possui essa doença tem a visão nublada, como se olhasse por uma janela embaçada ou enevoada. Isso atrapalha muito em atividades comuns, como ler, dirigir um carro ou até mesmo enxergar as pessoas ao seu redor.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo. Ou seja: 20 milhões de pessoas têm esse problema ocular. Por isso, essa é uma das doenças mais comuns quando se fala em visão.

O que também está entre as doenças mais comuns de visão é o glaucoma. Ele é um grupo de doenças oculares que provocam danos ao nervo óptico, que carrega as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro. Há quatro tipos de glaucoma: glaucoma de ângulo fechado (agudo), glaucoma de ângulo aberto (crônico), glaucoma congênito e glaucoma secundário.

Não há como falar em doenças mais comuns de visão nos idosos sem mencionar a DMRI. A Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença que acomete a área central da retina, chamada de mácula, e que evolui com baixa de visão progressiva. Essa doença é uma das principais causas de cegueira em pessoas acima dos 50 anos. Existem dois tipos de DMRI: a seca ou atrófica, que é a forma mais comum e mais leve da doença, e a úmida ou exsudativa, que é o caso mais grave.

Livrar-se dessas doenças mais comuns traz melhor qualidade de vida.

Doenças mais comuns na terceira idade: como tratar?

Antes de tudo, você precisa mostrar ao idoso que existe um caminho para tratar não só as doenças mais comuns como inclusive aquelas mais raras. Para isso, mostre casos parecidos ao dele de pessoas que já melhoraram a visão. Se o idoso tem catarata, procure relatos de pessoas que têm o mesmo problema e que conseguiram uma qualidade melhor de vida após o tratamento natural.

Muitas vezes o idoso é cético e está acostumado aos tratamentos de doenças mais comuns. Ou seja: ela acredita que o único jeito de melhorar a catarata é por meio de cirurgia. Quando você mostra que existe não só um, mas vários casos parecidos que melhoraram a qualidade visual por meio dos exercícios naturais, isso abre horizontes e possibilidade na vida dele.

Comece por aí. Depois, mostre os exercícios naturais e explique os benefícios que eles podem trazer. Se quiser, agende aulas com o idoso e comecem a praticar as atividades juntos. Lembre-se: ele precisa querer melhorar, pois não há como você fazer os exercícios no lugar dele, certo? É importante conversar, explicar o método e o que ele pode trazer de bom. Assim você convence, nem que seja aos poucos, o idoso a começar as atividades.

Conheça alguns dos principais Exercícios nos links Abaixo:

Ensine um exercício de cada vez. Se você passar vários de uma só vez, pode ser que essa pessoa que você deseja ajudar se perca no meio das atividades. Além disso, acompanhe-o. Assim você vai ajudá-lo e você também pode evitar doenças mais comuns de visão no futuro.

Vale lembrar que os exercícios naturais não substituem o tratamento nem as consultas no oftalmologista. É importante que os dois andem juntos e que você não pare com as indicações do médico.

 

0 resposta

  1. Boa tarde, Dra Tatiana
    Eu tive um probleminha na mácula e fui submetido a cirurgia, eu ti pergunto qual exercício eu passo está fazendo.

  2. Dra. Tatiana.
    Tenho 78 anos, nível superior, procuro estar sempre bem informado, e é difícil que não tenha lido ou ouvido alguma coisa sobre determinado assunto, principalmente em se tratando de medicina e saúde.
    – Fiquei pasmo ! Quando li algumas de suas publicações, com depoimentos que merecem fé, demonstram que com técnicas e exercícios , se pode reverter e tratar a maioria dos problemas visuais.
    Daí a minha pergunta . – Porque as pessoas da área da saúde ocular não divulgam ?isso ? Será por medo de serem apontados como charlatães, picaretas ?… ou por atenderem a interesses corporativos da classe, dos bilhões de dólares que giram na fabricaçao e comercialização de óculos, equipamentos e instrumentos cirurgicos , consultas, medicamentos, e aí vai…. Por isso, quero cumprimenta-lá pela coragem, pela dedicação e competência e pela opção em favor do paciente .

  3. Boa Noite dra. Tatiana
    .Uso 2 colirios para baixar a pressão dos olhos. quais os exercícios específicos que podem ajudar ?
    Obrigada,
    Ana Maria

  4. Bom dia dr, tenho degeneração macular, os exercicios ajundam a melhorar ou nao tem nada a ser feito, ja trato com injeçao intravitreo a dois anos e só ta piorando, aguardo seu retorno

  5. Oi Tatiana tudo bem com vc?Sou seguidora dos vídeos e tiro bastante proveito dos mesmos .Estou com uma protrusão ocular iniciando e gostaria que vc falasse um pouco sobre isto.Esta protrusão não é decorrente de tireoide,visto que meus exames de hormônios estão normais.Obrigada

  6. Dra. Tatiana
    Bom dia!

    Tenho 68 anos, fiz cirurgia de catarata nos dois olhos e no olho direito foi diagnosticado que estava com degeneração macular. Comecei ontem a primeira aplicação de Avastin. Gostaria de saber se era possível receber exercício visual específico para essa doença.

  7. Olá, meu pai tem degeneração macular há mais de 7 anos, e vem fazendo aplicações de injeções desde então. Não sente melhora, e já acometeu os dois olhos. Gostaria de saber se é possível marcar uma consulta com a Dra. Tatiana, pois ele tem 81 anos e não tem habilidade para acompanhar os vídeos pela internet. Grata! Mariana Araújo

    1. Olá Chloe, tudo bem?

      Nós que agradecemos por você interagir com nossa equipe informando sua opinião sobre o artigo. ❤️
      Temos muitos conteúdos que podem ser interessantes para você, aproveite!

      Grande abraço! 😘
      Att: Tamiris
      Equipe Tatiana G. Capanema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *