Luz alaranjada é menos prejudicial à visão. Em geral, a luz branca cansa mais os olhos. E não só a luz branca do computador, mas a que vem dos ambientes.
Já foi comprovado — em pesquisas realizadas em salas de aula — que a luz mais amarelada ou alaranjada não causa estresse visual, mental e físico, se comparada à luz branca. Isso porque a iluminação alaranjada se assemelha à luz do sol, à iluminação natural.
Em alguns estudos feitos com crianças em salas de aula com luz branca, elas ficaram mais agitadas e tiveram problemas de concentração. Já nas salas com iluminação mais alaranjada isso não aconteceu com os alunos.
Então, o que devo fazer para que a luz branca não prejudique seus olhos? Existem maneiras de driblar os efeitos nocivos deste tipo de iluminação, além do uso da luz mais alaranjada, que — como já destaquei — parece mais com a luz do sol, ou seja, a luz natural.
Luz alaranjada acalma a visão, mas não resolve 100%
Esse estresse visual pode acontecer com o uso do computador, principalmente, se o equipamento for usado à noite. Ou, se é necessário alguma atividade noturna com ele, por exemplo.
Há, no entanto, uma forma de minimizar o dano causado pela luz branca do computador por meio de um programa especial (www.justgetflux.com). Este programa deixa a tela do equipamento mais alaranjada, à medida que vai anoitecendo. E isso é importante não só para minimizar o estresse visual, mas também para você dormir bem.
Dê pausas e faça exercícios visuais de relaxamento
Sim, é importante baixar o programa para deixar a luz da tela do computador mais alaranjada. Porém, a medida não vai resolver 100% o problema de estresse visual.
Sem os exercícios de relaxamento e as pausas de 10 minutos a cada 50 minutos no computador ou celular, a visão pode ficar ainda mais prejudicada. Assim, evite trabalhar ou usar o computador à noite de forma constante.
Lembre-se, ainda, de piscar regularmente, olhar longe, e exercitar a visão periférica. E prefira o uso de lâmpadas amareladas nos ambientes de casa ou do trabalho.