A presbiopia, também conhecida como vista cansada, pode ser caracterizada pela dificuldade de enxergar de perto com sensação de visão embaçada. Na hora da leitura, por exemplo, as letras pequenas começam a ficar desfocadas.

O problema visual em questão (CID H52.4) resulta da perda natural da elasticidade do músculo ciliar e do cristalino (lente interna dos olhos), que é responsável por focalizar diferentes comprimentos da visão, ou seja, sua função é permitir uma visão nítida de qualquer distância.

Porém, a vista cansada não tem a ver com a idade. Isso porque o que acontece é que se você não praticar os exercícios visuais os músculos dos olhos entre eles, cristalino e pupila, com o tempo podem ficar fracos.

Nesse post você encontrará os seguintes pontos sendo abordados:

Ao menor sinal de desconforto visual, não deixe de procurar um médico oftalmologista de confiança. Boa leitura!

Vista cansada ou síndrome do braço curto ou esticado

Fonte: (Reprodução/Internet)

Quando a visão para perto fica prejudicada, de forma automática, afastamos o objeto de leitura, esticando o braço para frente. Ao tentar ler o jornal, um livro, na tela do computador ou a mensagem do celular, por exemplo, é preciso deixar longe o objeto para ter nitidez na leitura. 

Por isso, a dificuldade de ver de perto também é descrita como síndrome do braço esticado ou síndrome do braço curto. A questão é que, seja como conhecê-la, é necessário tratá-la o quanto antes.

Como é visto com regularidade no blog, ter mais qualidade de vida está diretamente ligado à saúde visual. Por isso, não deixe de tomar conta dos seus olhos.

Tratamento e causas

Fonte: (Reprodução/Internet)

O que fazer quando se tem vista cansada? Você pode enxergar bem, como muitos dos alunos do curso Olhos de Águia, mesmo depois dos 70 ou 80 anos. Muitos deles reduziram os danos do problema com o auxílio dos exercícios que são uma verdadeira musculação dos olhos. Sempre mantendo o acompanhamento com o oftalmologista.

Assim, com a prática regular e correta dos exercícios, é possível trabalhar a flexibilização (acomodação) do cristalino e melhorar sua condição visual, agindo diretamente nas causas da presbiopia.

Como outras alterações que afetam a visão, ela pode gerar desconforto, dor de cabeça, dor nos olhos e cansaço visual, entre outros sintomas. É necessário consultar um médico oftalmologista de modo a entender do que se trata exatamente o problema. 

Na parte emocional, a presbiopia pode indicar falta de foco no período atual da vida. Assim, não é coincidência que na fase dos 40 aos 45 anos a gente comece a questionar o que foi feito até agora e qual é a verdadeira missão de nossa vida. Por isso, é tão importante trazer novamente o foco para a visão de quem tem vista cansada.

Presbiopia X Hipermetropia 

As causas da presbiopia e hipermetropia — dois distúrbios visuais que causam a dificuldade em visualizar objetos próximos dos olhos — diferem entre si. 

Como vimos, presbiopia pode surgir na segunda metade da vida ou mesmo por maus hábitos visuais. Mas com alguns exercícios naturais é possível manter a visão saudável por mais tempo. 

Já a hipermetropia — diferente das causas da presbiopia — pode surgir por conta de uma alteração anatômica específica. Esse tipo de problema visual é causado por má formação do globo ocular. O olho tem um comprimento menor ou a córnea possui uma curvatura mais plana do que o normal.

Vista cansada pode melhorar com exercícios de mobilização do cristalino

Certos movimentos específicos para presbiopia estimulam a musculatura ao redor dos olhos e a convergência (cruzar os olhos, ou o popular ficar “vesgo”). Os treinos podem contribuir com o tratamento indicado pelo oftalmologista.

Para fazer, posicione-se a uma distância mínima de três metros de qualquer objeto (pode ser um vaso, uma cadeira). Coloque seu polegar à frente de sua face, a uma distância aproximada de 10 cm dos seus olhos, alinhado com seu nariz, ou seja entre os dois olhos.

Olhe para seu polegar, pisque, respire, não direcione seu olhar para o objeto longe, somente para o polegar, e vá percebendo que o objeto distante se duplica.

Faça por curtíssimos períodos de tempo, cerca de 30 a 60 segundos. Pare para descansar os olhos com o exercício palming e massagem. E depois repita o exercício.

Parece simples, mas para pessoas com alto grau de presbiopia, e para quem tem baixa convergência, pode se tornar um desafio. Nem todos conseguem aprender o exercício com facilidade, portanto, não desista, e tente com paciência, respirando profundo e piscando.

Tenha atenção ao fato de que os exercícios em questão não devem ser feitos como substitutos ao tratamento indicado pelo seu médico. Ao menor sinal de dor ou desconforto, não hesite em procurá-lo.

O exercício sunning também pode se mostrar um ótimo agente auxiliar ao tratamento. Para conhecer mais sobre ele, confira:  Sunning ou Ensolar: conheça esse poderoso exercício para os olhos.

No vídeo abaixo, é explicado um pouco melhor e detalhadamente, sobre o exercício para ajudar na melhora da vista cansada. Confira: 

 

2 respostas

  1. Tenho presbiopia, mas ainda não uso óculos. Gostaria de fazer seu curso, mas é necessario fazer exames oftalmológicos prévios?

    1. Os exames são importantes para que você saiba exatamente quais são os seus problemas e serve também para uma comparação da sua melhora visual!

      Conte conosco
      Um abraço 🤗
      Atenciosamente Loyane
      Equipe Tatiana Gebrael Capanema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *