Vermelhidão nos olhos é uma queixa bastante comum entre meus alunos e seguidores nas redes sociais. De fato, com o ritmo mais acelerado da vida moderna e quase sempre dentro de ambientes fechados e com ar condicionado, nossos olhos acabam maltrados!
Mas, muitas vezes, nós é que contribuímos muito para isso porque abusamos da leitura, do uso do computador e sem celular; ficamos sem piscar e dar pausas. Também acabamos dormindo mal e poucas horas, além de bebermos pouca água e manter uma dieta pouco saudável.
Sim, todos esses pontos acabam influenciando a nossa saúde visual, deixando nossos olhos vermelhos e bastante irritados. E qual é a nossa primeira reação? Esfregar, coçar e apertar, o que vai piorar ainda mais a situação.
Vermelhidão nos olhos: saiba como cuidar
Você pode lembrar: bem, mas eu não sofro com vermelhidão nos olhos. Isso é ótimo! No entanto, todas as dicas que eu vou passar são excelentes para relaxar a visão e tirar a tensão do dia a dia e podem ser praticadas por pessoas que não sofrem com esse problema.
Eu destaco, no entanto, que é sempre bom você consultar um médico oftalmologista. É importante investigar qual é a real causa da vermelhidão nos olhos, pois pode uma conjuntivite ou algo mais grave como uma infecção.
Vermelhidão dos olhos: dicas simples para tratar
Pratique diariamente exercícios de relaxamento para os olhos
Palming
https://tatianagebrael.com/palming-empalmar-poderoso/
Automassagem
https://tatianagebrael.com/relaxe-a-visao-com-a-automassagem/
Olhar longe
https://tatianagebrael.com/visao-embacada-exercicios/
Piscar os olhos
Faça compressas frias
Elas são muito eficientes para relaxar e diminuir a vermelhidão dos olhos. Umedeça uma toalha limpa ou algodão com água gelada (pode ser água boricada ou água termal) e coloque nos olhos fechados por 5 minutos de uma a duas vezes por dia. Aproveite para relaxar em um local tranquilo.
Cuide de sua saúde
É bom evitar locais com ar condicionado. Além disso, beba muita água e tenha uma alimentação saudável e equilibrada. Pratique atividade física de forma regular.
Lave os cílios com shampoo neutro para bebês
Isso pode ajudar a minimizar a irritação e vermelhidão dos olhos. Essa é também uma indicação bastante recomendada por médicos oftalmologistas para quem sofre de blefarite. Trata-se de uma doença crônica que causa inflamação e aumento da oleosidade nos cílios. Tenha muito cuidado ao fazer a limpeza. Ela deve ser bem superficial.
Evite coçar e apertar os olhos
Isso também vale para olhos saudáveis. Sei que é difícil resistir. Mas, esse alívio imediato causará atrito e poderá agravar ainda mais a situação. Em vez disso, recorra às compressas frias. Lave o rosto suavemente com água corrente e caso passe a mão nos olhos, o faça de forma delicada e suave e com as mãos totalmente limpas.
Não use máscara para dormir
Esse tipo de acessório gera um atrito desnecessário no globo ocular e pode agravar o problema de vermelhidão nos olhos. Se você não consegue dormir sem a máscara, uma dica é apoiar uma seda leve sobre os olhos na hora de dormir, pois durante a noite ela vai cair sem que você perceba. Lembre-se de deixar o quarto completamente escuro!
gostaria de saber qual exercício mais apropriado para combater a visão dupla para
perto. Tenho 63 anos de idade e gostaria muito de não precisar mais de óculos.
Tenho astigmatismo e miopia.
Poderia enviar vídeos para diminuir e/ou acabar com essas duas doenças?