IMPORTANTE
Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.
Praticar brincadeiras e jogos visuais é essencial para manter a saúde dos olhos de qualquer criança. Porém, quando estamos falando de exercícios visuais, as portadoras de Miopia e Hipermetropia devem ter atenção especial.
Além do uso dos óculos, há muito que fazer para estimular a visão dos pequenos desde cedo. Por isso, não deixe de levar a criança com frequência ao oftalmologista e seguir suas orientações. No entanto, paralelamente, é fundamental praticar as brincadeiras e exercícios de forma regular, criando uma rotina divertida e leve.
Já estão abertas as inscrições para o curso Olhinhos de Águia
Nesse programa, 100% online, você terá acesso a vários exercícios desenvolvidos especialmente para crianças com e sem problemas de visão! Vocês poderão fazer as aulas de onde e quando quiser, inclusive via celular.
Para se inscrever, basta acessar o link abaixo e preencher corretamente os dados solicitados.
https://tatigebrael.com/inscricao-olhinhos
Miopia e Hipermetropia em crianças: características comportamentais
Em geral, míopes utilizam com maior frequência habilidades do lado esquerdo do cérebro, responsável por questões exatas, cálculos, números, memória em curto prazo e a visão de perto. Já os hipermetropes ativam frequentemente o lado direito do cérebro. Esse hemisfério é responsável pelas artes musicais, pintura, imaginação, memória em longo prazo e a visão ao longe.
Assim, tente comparar com as pessoas que você conhece e comprove estas características. Pela minha experiência como especialista do método de tratamento natural da visão praticamente todos os pacientes míopes ou hipermetropes se encaixam nestes perfis.
Por isso, aproveite estas informações e estimule na criança exatamente as habilidades e tendências que ela não está acostumada a apresentar. Nos pequenos com Miopia, estimule o canto, a dança, a pintura e lembranças do passado, além da visão para longe. Com as crianças hipermetropes, brinque com números, estratégias, jogo da memória e a visão de perto.
Hipermetropia e Miopia: é preciso trabalhar os dois lados do cérebro
Estimular — ao mesmo tempo — os dois lados do cérebro é interessante para quem tem Miopia ou Hipermetropia. Conseguimos isso por meio do movimento cruzado, pois o lado direito do cérebro ativa o movimento no lado esquerdo do corpo, e vice-e-versa. Engatinhar e rastejar são exemplos de movimentos cruzados, que movem o lado direito e esquerdo do corpo, ativando assim os dois lados do cérebro.
Outro movimento cruzado simples é marchar e ao mesmo tempo tocar com a mão direita o joelho esquerdo, e com a mão esquerda o joelho direito. Dançar ou cantar uma música enquanto faz esse movimento é uma boa brincadeira para as crianças.
Na próxima terça-feira, dia 11 de dezembro, às 20h, eu farei uma aula ao vivo, inédita e gratuita sobre COMO MELHORAR A VISÃO DAS CRIANÇAS COM EXERCÍCIOS SIMPLES E QUE ELAS AMAM.
Assim, vou ensinar todos os segredos que uso com meu filho, o Benjamin de cinco anos, e que já apliquei para melhorar a visão de centenas de crianças. Dessa forma, você também vai poder praticar os exercícios com crianças com problemas de visão de todas as idades, desde bebês até adolescentes. Isso vai estimular a prática dos exercícios e, ainda, auxiliar e acelerar os tratamentos convencionais. Será uma SU-PER AU-LA!
Reserve já sua vaga na aula ao vivo, clicando no link abaixo:
https://tatigebrael.com/inscricao-olhinhos
Aprenda várias brincadeiras com materiais simples e fáceis de encontrar para cuidar da visão do seu filho e — ao mesmo tempo — se divertir com ele. Veja no vídeo abaixo as minhas dicas:
Ideias criativas de exercícios para Hipermetropia e Miopia
Vou passar algumas dicas especiais e relativamente simples de serem aplicadas nas crianças com alterações visuais. Em todos os casos e níveis das doenças, procure ouvir a criança. Isso vai ajudá-la a expressar seus sentimentos, a aceitar-se e amar-se com ou sem problema visual. 😉
Palming com estórias
O Palming com estórias é benéfico para os dois problemas de visão. Nos hipermetropes, enquanto cobre os olhos, estimule a imaginação de objetos em miniatura, grãos de areia, formigas etc.
Massagem, movimento e brincadeiras ao ar livre também devem ser intensificadas nos dois casos. Além disso, cama elástica, pular corda, bicicleta e todos os tipos de jogos com bolas são indicados.
Mudança de foco para perto e longe
Outra técnica interessante para míopes e hipermetropes é a mudança de foco para perto e longe. Use miniaturas e peça para a criança olhar para a miniatura, alternando a visão para o objeto original colocado à distância.
Imagine uma linha ligando a miniatura ao objeto, por exemplo. Olhar para uma panelinha de brinquedo, seguir uma linha imaginária e olhar para uma panela de verdade colocada há mais de cinco metros da criança. E depois voltar a olhar para a panelinha. Repita o exercício com vários objetos diferentes dentro e fora de casa.
Histórias bem-sucedidas de pais e filhos que obtiveram melhora com o método: