Assistir TV muito perto não faz mal, mas pode ser o reflexo de um problema de visão. Eu sempre digo que pode parecer verdade (que faz mal para os olhos) e muita gente acredita nisso porque essa prática, na maioria das vezes, está relacionada a um problema de verdade.
Dessa forma, a minha teoria sobre isso é que, quase sempre, você está assistindo televisão de pertinho porque sua visão já está ruim. Ela está sem foco, está difícil de enxergar a legenda ou as letras e você se aproxima para tentar facilitar o trabalho de seus olhos.
Assistir TV muito perto não vai piorar sua visão
Assim, não é a televisão perto que vai piorar sua visão. Na maioria das vezes, ela já está ruim e você nem percebeu isso, já que está usando paliativos para driblar o problema, como assistir a TV bem de pertinho.
Mas, criança assistir TV bem pertinho faz mal, né? Quando convivemos com crianças, é até normal surgir este tipo de dúvida. Você vê a criança assistir a TV de perto e acha que pode, a longo prazo, prejudicar a visão. É normal ter essa preocupação.
O problema da televisão é outro. O problema é você não dar pausas! E isso precisa ser feito a pelo menos a cada 50 ou 60 minutos, com paradas de 10 minutos. É preciso descansar os olhos. Você pode acabar piorando sua visão se não fizer isso, visto que seus olhos necessitam de um tempo para descansarem.
Por sorte, existem os treinos de relaxamento
É só você colocar essas práticas no seu dia a dia que os resultados podem ser automáticos.
Então, tenha em mente: não é assistir de perto que vai prejudicar sua visão. Longe ou perto não faz diferença. O problema não é esse. O problema é não dar pausas. A falta de interrupção é prejudicial.
E se estiver vendo alguém assistir muito de pertinho, pergunte como está sua visão, se está precisando enxergar melhor. Então, não deixe essa preocupação de lado, apenas se preocupe com o que deve ser levado em conta!
Foi bom conhecer esse método, acredito que só vai me ajuda um
Olá, Luiz,
Agradecemos por fazer parte do nosso dia a dia!
Lilian
(Equipe Tati Gebrael)