Essa semana continuo com as dicas para melhorar a visão das crianças por meio de exercícios para os olhos, brincadeiras e jogos visuais.
Dicas de exercício para os olhos
Semana passada vimos que muitos dos exercícios para os olhos do método Self-Healing podem ser utilizados em crianças por meio de brincadeiras e jogos visuais. Trago para vocês hoje mais algumas brincadeiras e técnicas com base em minha experiência com crianças no consultório e nos princípios de Meir Schneider.
Muitas vezes recomendei a massagem ou automassagem para nós adultos como forma de relaxamento visual e corporal. Ela é muito benéfica também para os pequenos. Desde bebês podemos massageá-los com a técnica da Shantala, ou com toques suaves na região das costas, cabeça, pescoço e face, mesmo sem técnica. Torne a massagem uma rotina da família. Essa troca aproxima as pessoas, favorece a relação familiar, e ajuda a criança a dispersar as tensões. Pois sim, elas também passam por stress visual durante seu dia. A hora de dormir pode ser um momento agradável para usar esses exercícios para os olhos.
Outro exercício essencial é o palming. É possível as crianças conseguirem cobrir os olhos por alguns minutos? Sim, quando o tempo é ocupado de forma lúdica e significativa para elas. Você mesmo pode empalmar os olhos dela, alternando com ela própria fazendo o palming. Um jeito de entreter os pequenos é contar histórias enquanto cobre os olhos. Peça para imaginar a história que você está lendo, ou inventar uma nova. Exercícios para os olhos e brincadeiras ao mesmo tempo!
A visão periférica pode ser estimulada como nos adultos, colocando um pedaço de papel preto entre os olhos. Corte o pedaço de papel menor (cerca de 3 x 4 cm) e aproveite para brincar com jogos com bolas e movimento. Luzes que brilham no escuro são muito atraentes também. Com o cartão entre os olhos, balance e peça para a criança balançar as luzes na lateral da visão, imitando o seu gesto.
Outros exercícios para os olhos infantis
O olhar da criança naturalmente é atento e curioso, mas podemos estimulá-lo ainda mais. Uma brincadeira interessante que funciona como um dos exercícios para os olhos é pedir para ela olhar atentamente um desenho ou uma figura de revista, depois fechar os olhos e tentar lembrar-se de todos os detalhes da imagem. Aquele que se lembrar de mais detalhes ganha o jogo. Você pode perguntar de que cor era a blusa da menina? ou Quantas nuvens havia no céu?
Outra brincadeira que ajuda a movimentação ocular e a visão dos detalhes é o tradicional “jogo dos sete erros”, ou os jogos de busca visual como “onde está o Wally”, nos quais a criança varre as imagens com os olhos procurando por algo em específico. O importante é não exagerar nestes jogos para não cansar seus olhos e os olhos dos pequenos.
Gostou das ideias de exercícios para os olhos? Se sim, procure colocá-las em prática com seus parentes, alunos, conhecidos, e assim ajudar os pequenos a crescerem com olhinhos saudáveis, prevenindo problemas futuros de visão. Semana que vem tem mais dicas de brincadeiras, agora específicas para crianças com miopia e hipermetropia.
Quer saber mais?
Basta chegar e participar !!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com
Olá, me chamo Mariah, meu filho Nícolas tem seis meses e tem nistagmo. Estou procurando algo que possa ajudá-lo a ter uma vida saudavel e normal dentro do possível.
Olá, Mariah, tudo bem?
Obrigada por entrar em contato com a Tatiana! Faço parte da equipe dela e estou aqui para ajudar.
Você vai receber a resposta no seu e-mail. Lembre-se de verificar caixa de spam e lixo eletrônico.
Obrigada por fazer parte do nosso dia a dia!
Lilian
(Equipe Tatiana Gebrael)