O exercício que ensinarei hoje tem efeitos especialmente para quem possui Hipermetropia ou Presbiopia, ou mesmo para quem quer se prevenir destas alterações e conservar uma boa visão para a leitura até os 100 anos. Quem não tem problemas de visão poderá continuar lendo sem óculos independente da idade.

“A hipermetropia e a presbiopia são distúrbios semelhantes. A diferença é que a presbiopia, popularmente chamada de vista cansada, é o enrijecimento dos cristalinos que ocorre devido à sua utilização, geralmente quando a pessoa tem cerca de 40 anos. Este problema torna difícil focalizar objetos próximos. Com frequência, as pessoas que desenvolvem a presbiopia começam a usar os óculos para leitura. A hipermetropia, por outro lado, é um globo ocular curto, um distúrbio com o qual nascemos ou que ocorre por causa de uma modificação nos olhos” Meir Schneider em Saúde visual por toda a vida.

Como enxergar bem sem óculos

Podemos melhorar estas alterações com exercícios que estimulam a musculatura ao redor dos olhos e a convergência (cruzar os olhos, ou o popular ficar “vesgo”) para que possamos ficar sem óculos para ler.

O exercício que estimula a convergência deve ser praticado sem óculos e utilizando os 2 olhos, mas, antes de praticá-lo, faça o palming e a massagem facial.

Coloque o polegar e o indicador na ponta do nariz, como se estivesse “pinçando” a ponta do nariz. Olhe para as unhas destes dedos apoiados no nariz, tentando ver as duas unhas ao mesmo tempo. A maioria das pessoas possui dificuldade de conseguir ver as duas unhas, porém com a prática vai ficando mais fácil.

Pisque e permaneça focalizando as unhas por um curto período de tempo. No início poucos segundos e depois, na medida em que percebe dispensar menos esforço para realizar o exercício, faça-o um pouco mais, sempre alternando com massagens rápidas na região entre os olhos, ou um palming curto.

Como enxergar sem óculos – Dica de exercícios

Uma dica para melhorar a percepção das duas unhas neste exercício para ler sem óculos é pintar cada uma delas de uma cor, ou colar adesivos coloridos, por exemplo, verde na unha do polegar, e vermelho na unha do indicador.

Quando conseguir focalizar as duas unhas você pode deslizar os dedos para cima e para baixo no nariz, continuando a ver as unhas.

Após a prática deste exercício perceba se progressivamente sua visão de perto obteve maior clareza e nitidez, principalmente na leitura sem óculos.

0 resposta

  1. Ola dra Tatiana! estou acompanhando os exercício, tenho dificuldade para enxergar perto, uso oculos e tenho olho seco. Obrigada por compartilhar esses exercício maravilhosos.

  2. Eu sou insistente e não deixarei de buscar a melhora da minha visão e te sou grato por toda que tens me dado

  3. Uso óculos pra perto e longe e nem sempre me sinto à vontade com eles. Já fiz cirurgia de catarata faço tratamento de pressão ocular alta e quero saber que devo fazer pra melhorar a visão e até mesmo deixar de usar óculos e o colírio.

  4. Oi Dra Tatiana, tenho feito os exercícios, mas eu estou com dificuldades para enxergar com o olho direito. Mesmo eu enxergando muito embasado o exercício pode dar resultado para o meu problema?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *